Nosso objetivo é desenvolver junto à sociedade, as propostas sociais da ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA DOMINGOS RÍMOLI, implementando um projeto de apoio às famílias carentes da região, a partir da ampliação de nossas dependências, proporcionando novas atividades, buscando suprir algumas necessidades básicas de valorização pessoal, criando à esta população novas oportunidades de engajamento no mercado de trabalho.
As duas edificações constituem uma área de 555,00m²
Buscando melhorar e dar qualidade à proposta para o trabalho de assistência e promoção social espírita, verificamos basicamente a necessidade de redirecionar nossas atividades assistenciais para o atendimento não só às necessidades imediatas do corpo, mas principalmente atendermos às necessidades do espírito, fazendo desta atividade um efetivo agente transformador e iluminador de consciências, tendo por base, atividades de caráter educativo. Utilizando-nos da técnica do planejamento e da reflexão começarmos a incorporar cada vez mais atividades que se caracterizem em estimular a promoção social dos nossos irmãos necessitados.
Além de se dar comida a quem tem fome, é preciso ajudar oferecendo também as condições técnicas aos homens, para enfrentarem as lutas da vida com dignidade. Dar o pão, sim! Mas, ensinar a sová-lo, também é importante, pois da condições às pessoas pobres e sem recursos, de melhorarem suas vidas.
Sabem os Espíritas que a caridade não se constitui apenas no dar, nem que tão pouco significa um sacrifício! Mas acima de tudo constitui-se uma atitude de doação, abnegação e amor. Para o Espírita a caridade é a virtude maior da alma. O Espírita deve ter consciência de que a perspectiva de libertação do homem possui conotação educativa, por isso objetiva sensibilizar o coração da criatura humana para que se modifique e se reconheça como espírito em processo de crescimento e evolução.
Em novembro de 2019 foi finalizada a obra de edificação do C.A.I.S., com interligação em ambos os andares à Sede da AEDR. Este prédio foi construído com o intuito de prestar assistência à saúde e educação às pessoas carentes cadastradas no programa Família Assistida, desenvolvido pela A.E.D.R., desde a sua fundação, em 1999.
O C.A.I.S. – Centro de Apoio e Integração Social tem por finalidades principais o fomento do ensino profissionalizante, além do desenvolvimento de outras atividades que caracterizam a educação popular e comunitária aos necessitados de toda a sorte, sem nenhuma distinção a raça, sexo, credo religioso, cor ou nacionalidade, num ambiente de total fraternidade.